quinta-feira, 12 de maio de 2011

PROVAÇÕES, como me comportar?


PROVAÇÕES, como me comportar?


PROVAÇÃO: Ato ou efeito de provar; ?situação aflitiva?.


ASSUMIR ATITUDE DE ALEGRIA
Meus irmãos, considerem motivo de GRANDE ALEGRIA o fato de passarem por diversas provações, - pois vocês sabem que a prova da sua fé produz PERSEVERANÇA. - E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam MADUROS E ÍNTEGROS, sem lhes faltar coisa alguma. Tiago 1. 2-4 (nvi).
O crente deve enfrentar essas provações com alegria (cf. Mt. 5. 11, 12; Rm. 5. 3; I Pe 1. 6), porque isso desenvolverá nele uma fé perseverante, uma personalidade experiente e uma esperança madura (cf. Rm. 5. 3-5). Nossa fé somente pode chegar à plena maturidade quando confrontada com dificuldades e oposição (vv. 3,4). (bep).

SUPORTAR PROVAÇÕES = ?SER FELIZ?
FELIZ é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam. Tiago 1. 12 (nvi).
Depois de ter suportado vitoriosamente a provação. ?Coroa da vida?. Uma das recompensas ou galardões reservados para os crentes. Indica vida e glória dignas de rei. (ba).

NÃO DESISTIR NA HORA DA PROVAÇÃO
As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, MAS DESISTEM NA HORA DA PROVAÇÃO. Lucas 8. 13. (nvi).
Na interpretação da parabóla do semeador, por Cristo, Ele mostra com clareza que alguém pode ?crer? e iniciar uma sincera vida de fé mas desviar-se depois, por não resistir à tentação. (provação) (bep).

CRER QUE O SENHOR SABE LIVRAR
Vemos, portanto, que O SENHOR SABE LIVRAR os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo. II Pe. 2.9(nvi)
Deus sabe como libertar seus servos fiéis do meio ambiente imoral e corrupto, em cada geração (cf. Mt. 6. 13; 2 Tm. 4. 18; Ap. 3. 10). (bep).
MANTER A PERSEVERANÇA
É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma. Lucas 21.19 (ara)
PERSEVERANÇA: Firmeza, constância na fé, nas virtudes.
Devemos engajar-nos na mais intensa e fervente devoção a Cristo através dos meios da graça, ou seja: a oração, o testemunho, o estudo da Palavra, a adoração, a comunhão cristã e a luta diária contra o pecado (ver Jo 15.6 nota). PERSEVERANDO na verdadeira fé, o crente alcança a vida eterna e triunfa em todas as circunstâncias. (bep).

SEREMOS MADUROS
Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à MATURIDADE, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Efésios 4. 13 (nvi).
MADURO: Chegado ao seu pleno desenvolvimento.
?MADURO?, neste caso, no presente contexto, deve também significar ?perfeito?, ou seja, ?homem sem qualquer deficiência ou defeito?, porquanto nada menos do que isso concorda com o próprio texto, ao mesmo tempo que o vocábulo grego ?teleios? naturalmente tem esse significado, ainda que não tenha necessariamente tal sentido, podendo indicar apenas ?MADURO?, em contraste com ?infantil?, quando aplicado a seres humanos. (nti).

SEREMOS ÍNTEGROS
O Senhor cuida da vida dos ÍNTEGROS, e a herança deles permanecerá para sempre. Salmos 37. 18 (nvi).
ÍNTEGRO: Reto, incorrupto.
Portanto, a provação prova a nossa fé, que vai produzir perseverança e que por sua vez nos tornará maduros e ÍNTEGROS, e aquele que é ÍNTEGRO, será diretamente cuidado pelo SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário